Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Buçaco Tinto Reserva 1992


Característica diferenciadora: Buçaco

Preço: 50€

Onde: Garrafeiras especializadas, Niepoort Projectos... Palácio do Buçaco Hotel...

Nota pessoal: 18.5


Comentário: Buçaco... temos sido felizes este ano e por diversas vezes temos provado diferentes anos, brancos e tintos. Este de 1992 estava em condições exteriores imaculadas. Rolha dificil, mas extraída completa sem mazelas.

Cor literalmente opaca! Sim, opaca. Sim, 21 anos de idade e a cor está opaca. Rubi ainda sem sinais cromáticos evidentes de oxidação. Naturalmente não é rubi de laivos encarnados... mas também não é castanho. Está muito bem.

Aromas iniciais de barro, poeira. Aromas secundários de casaco de peles com pêlo. Aromas muito focados nestes aromas que são finalizados por fruta. Morango maduro. A parte branca do interior dos morangos. Equilibrio, estrutura e força impressionante para 21 anos.
Muito aveludado na boca, deixando uma sensação de camurça muito macia e com acidez ainda para dar e vender.
Ananás em calda no final. Depois de respirar, surgem notas de café nos aromas. A prova de boca mantém-se firme na fruta de carácter mais ácido, mas muito equilibrado. Uma das características que marca os Buçaco é a coerência da prova, quer ao nível dos aromas e da prova de boca, quer da consistência desde o início ao final. É sempre de personalidade vincada e marca de facto quem tem a felicidade de os provar. Não é de meis tintas. Não tem máscaras de madeira. É vinho, cheira a vinho e tem seguramente defeitos... mas é muito bom.

Reza a lenda que os Buçaco são produzidos com Baga e Touriga Nacional... com vinhas da região demarcada da Bairrada e do Dão... não sei se é assim ou não, mas é muito bom.

É um vinho para qualquer mesa do mundo. Aromas de vinho a sério...Prova de boca arrebatadora. O tempo passa por este vinho, mas não o marca como a maioria dos vinhos. Não percebo porquê. Mas adoro.

Provador: Mr. Wolf


3 comentários:

  1. Caríssimo,
    É de dar água na boca suas postagens sobre os grandiosos Buçacos. Maravilhas engarrafadas! Deixe-aproveitar o comentário para perguntar-lhe algo. Quem aprecia bons vinhos também é apreciador de boa comida, e consequentemente, de bons azeites. Poderia me indicar quais azeites portugueses (de Quintas ou não) mais lhe apetecem? Assim como no mundo do vinho, infelizmente sabemos que os azeites tem sido alvos de falsificações (até mesmo grosseiras).
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Sim... Gosto de boa mesa! Portuguesa ou não.
    Em Portugal temos muitos azeites. Normalmente os que gosto mais são de Trás os Montes - norte do Douro.
    Há no entanto um no Alentejo, da Cortes de Cima que é para mim o melhor alentejano.
    Há produtores no norte que vendem azeite esverdeado e muitas vezes picante que é delicioso.
    Vou saber as condições para lhe enviar azeite... Umas garrafas. O Flávio está onde? S.Paulo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Mr. Wolf,
      É muita bondade de sua parte. Apesar de saber que isso lhe dará trabalho, não posso recusar tamanha gentileza. Depois posso passar-lhe o meu endereço. Eu moro em São Carlos, uma cidade do interior do Estado de São Paulo, a 235 km da capital São Paulo. Meu endereço eletrônico é dfhs (At) ufscar.br
      Abraços,
      Flavio

      Eliminar