Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Periquita Clássico Special Reserve 1995


Característica diferenciadora: Vintage taste!

Preço: 25€

Onde: Garrafeiras especializadas... provavelmente particulares.

Nota pessoal: 18


Comentário:  Faz claramente parte das minhas memórias os clássicos Periquita Clássico... vistos a serem bebidos na casa dos pais ou em bons restaurantes, há um bom par de décadas. Vinhos diferentes, mas sinónimo de carácter e qualidade.

Num leilão de vinhos propus-me a adquirir 2 garrafas destas. Arrematei.
Estranhamente, quando as fui levantar verifiquei que estavam absolutamente novas. Rótulo, invólucro da rolha... desconfiei da origem do produto, tal é o receio de falsificações hoje em dia. Ou isso, ou estiveram provavelmente armazenadas nas caixas em condições adequadas. Felizmente foi isso.

Aberta e provada com pompa e circunstância, proporcionou surpresa e delicia ao grupo. Rolha impecável de extracção simples.

Cor de opacidade média, mas ainda rubi e sem notas evidentes da sua maioridade.
Nariz arenoso... areia da praia molhada com notas de fruta encarnada à medida que respira.
Algumas notas florais, de Erva Principe e flor de limoeiro. Verde no nariz... como é possível?!
Prova de boca algo amorfa no inicio... paladar com mofo e ferrugem. Bom... pânico. Mas dada a análise sensorial, decidiu-se decantar.
Após respirar, ganham protagonismo as notas menos evidentes de fruta e perde-se o carácter de mofo inicial. O carácter mais ferrugento acompanha a prova, mas sem chatear muito. Acidez ainda muito vincada, e textura granular na prova de boca acompanhada por casca de laranja, quase a chegar a laranja cristalizada.
Final muito longo e com muito caractér, quase "salino" e de persistência elevada.... vinho a pedir comida de confecção particular, sem medo de exageros de condimento ou carnes mais fortes.

Muito bom.

Provador: Mr. Wolf

2 comentários:

  1. Caro Mr. Wolf,
    Sua postagem me dá saudades. Lembro-me de ter apreciado uma garrafa deste 1995 há muitos anos. E saber que ainda está muito bom é uma surpresa. Outra coisa que surpreendeu foi sua menção a falsificações. Elas também acontecem com os vinhos portugueses? Há casos descritos desta ocorrência? É realmente uma tristeza.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Olá Flávio,

    Estava impecável!
    Sim, especialmente de Barca Velha. Esta garrafa, como estava nova e brilhante por fora, suspeitei. Infelizmente pode acontecer, mas não é comum.

    Abraco!

    ResponderEliminar