Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mouchão 1974 (datado na rolha)

Característica diferenciadora: Mouchão!

Preço: 30€

Onde: Distribuição em geral

Nota pessoal: 18

Comentário:  Sabe muito bem provar vinhos diferentes dos que se adquirem no quotidiano, seja quando procuramos novidades para a garrafeira ou para um jantar. E nada como provar vinhos, cujas Casas produtoras são consistentes, tradicionais e que associam qualidade da matéria prima ao processo desde o seu nascimento. Mouchão é uma delas.
Esta garrafa foi adquirida numa garrafeira, sem saber o seu histórico. Simplesmente arrisquei.
Sem data no rótulo, só na rolha... a expectativa era mais num vector de exercicio de prova do que propriamente de acreditar que teriamos vinho para o excelente almoço de assado no forno que tivemos.

Aberta... com delicadeza e cuidado na extracção da rolha, completamente húmida diga-se de passagem. 1974. Boa... 38 anos. Reduz-se a expectativa e espera-se um ténue vinho alentejano, quiçá com resquícios que nos permitissem saborear um vinho tinto duma região de temperaturas tão elevadas.
Deita-se no copo e a primeira surpresa: cor escura, grenada, sem marcas evidentes de oxidação.
Nariz doce, licoroso e frutado... e esta hein?
Boca maravilhosa... Acidez presente, muito equilíbrio e extremamente bem balanceado. Harmonia é a palavra de ordem. Afinal o Alicante Bouschet não é rude... precisa é de tempo.
Notas muito frutadas, estilo cereja muito madura.
Opaco, limpo e vivo.
E o melhor? O melhor é que cheira a Mouchão, aquele doce em calda, de fruta escura estilo ameixa mas com alguma frescura vegetal numa simbiose aromática difícil de igualar noutras castas. Fantástico.

Provador: Mr. Wolf

Sem comentários:

Enviar um comentário