Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Periquita Clássico Special Reserve 1995


Característica diferenciadora: Vintage taste!

Preço: 25€

Onde: Garrafeiras especializadas... provavelmente particulares.

Nota pessoal: 18


Comentário:  Faz claramente parte das minhas memórias os clássicos Periquita Clássico... vistos a serem bebidos na casa dos pais ou em bons restaurantes, há um bom par de décadas. Vinhos diferentes, mas sinónimo de carácter e qualidade.

Num leilão de vinhos propus-me a adquirir 2 garrafas destas. Arrematei.
Estranhamente, quando as fui levantar verifiquei que estavam absolutamente novas. Rótulo, invólucro da rolha... desconfiei da origem do produto, tal é o receio de falsificações hoje em dia. Ou isso, ou estiveram provavelmente armazenadas nas caixas em condições adequadas. Felizmente foi isso.

Aberta e provada com pompa e circunstância, proporcionou surpresa e delicia ao grupo. Rolha impecável de extracção simples.

Cor de opacidade média, mas ainda rubi e sem notas evidentes da sua maioridade.
Nariz arenoso... areia da praia molhada com notas de fruta encarnada à medida que respira.
Algumas notas florais, de Erva Principe e flor de limoeiro. Verde no nariz... como é possível?!
Prova de boca algo amorfa no inicio... paladar com mofo e ferrugem. Bom... pânico. Mas dada a análise sensorial, decidiu-se decantar.
Após respirar, ganham protagonismo as notas menos evidentes de fruta e perde-se o carácter de mofo inicial. O carácter mais ferrugento acompanha a prova, mas sem chatear muito. Acidez ainda muito vincada, e textura granular na prova de boca acompanhada por casca de laranja, quase a chegar a laranja cristalizada.
Final muito longo e com muito caractér, quase "salino" e de persistência elevada.... vinho a pedir comida de confecção particular, sem medo de exageros de condimento ou carnes mais fortes.

Muito bom.

Provador: Mr. Wolf

Bussaco Reservado Branco 1991


Característica diferenciadora: Elegância, juventude e equilíbrio


Preço: 30€

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 18.5

Comentário:  Bussaco... esgoto o vocabulário para expressar o regojizo que sinto quando abro (ou vejo abrir) uma garrafa de Bussaco. Deve ser de provar estes vinhos que vem a expressão do povo: "branco ou tinto, interessa é que venha cheio".

Não há palavras. É extraordinariamente bom e provoca sensações extraordinárias!
Esta garrafa foi simpaticamente oferecida duma garrafeira particular... Obrigado!
Partilhada com família e amigos, apreciadores de vinho também, acompanhou um excelente Arroz de Bacalhau confeccionado pelo caríssimo amigo Bruno. Cenário adequado.

Cor viva, amarelo ouro muito brilhante sem o mínimo laivo de oxidação. Não percebo! Limpíssimo e cristalino após 22 anos. Dá para explicar?
Aromas inicias fresquissímos. Untuoso no copo, densidade evidente com o ligeiro balancear do copo e notas cítricas de limão acompanhadas de leves notas aromáticas de barro. Alguma relva cortada.
Prova de boca desconcertante, no melhor dos sentidos. Muito, mas muito delicado, denso no paladar e muito homogéneo nas sensações que provoca, desde o contacto inicial até ao final de boca. Pura e simplesmente impressionante.
Muito concentrado sem nunca ser esmagador ou sequer evidente demais, assenta toda a sua estrutura num equilíbrio impressionante, onde o carácter vegetal e cítrico predomina, evoluindo para estrutura mineral à medida que respira. Sempre com delicadeza. Muita delicadeza.
Não se procure neste vinho tostados de madeira, adocicados de mel, muito menos frutas tropicais! Graças a Deus!!!

Encontre-se o expoente máximo em Portugal (na minha opinião) para a experiência e saber empírico aliada a condições de terroir específico e qualidade da matéria prima. Com discreção, que faz toda a diferença. Se tiverem oportunidade de provar estes vinhos no próprio Palácio do Bussaco, garantidamente é uma experiência que não esquecerão. Recomendo!

Provador: Mr. Wolf