Translate

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Crozes-Hermitage Alain Graillot 2011

Característica diferenciadora: Tudo. Explosivo e elegante.


Preço: 24€

Onde: On line (sites diversos), Niepoort Projectos, El Corte Inglés, Lavinia.

Nota pessoal: 18

Comentário:  Andava "mortinho" por abrir esta garrafa, mesmo sabendo que provavelmente abri-la agora é a mesma coisa que por gostar muito de diospiros, atrever-me a trincar um mal fique "alaranjado"... corre mal, claro. Bastava mais um pouco de sol e a sensação de adstrigência máxima e rusticidade na boca transformava-se naquele fruto de suculência e açucar meloso tão especial. Pois, mas todos os que gostam de diospiros seguramente já o provaram "verde"... se calhar por isso depois, e pelo trauma que é, o adoramos tanto quando o provamos maduro!
Com os vinhos, gosto deles "maduros", mas provo sempre uma "verde". E andava muito curioso para provar este.

Especiado nos aromas que nos invadem à mesma velocidade que conseguimos processar a cor: púrpura. Em relação à cor, nem me atrevo a caracterizá-la mais. É púrpura. Lágrima muito persistente.

Explosão aromática... muita evidência de pimenta branca. Fruta roxa. Cheira a adega... aquelas salas de estágio em barrica onde repousam. E este é estagiado só em barrica nova. Notas de Porto Vintage acabado de engarrafar, se atentarmos às notas de fruta.

Bom, o painél de aromas faz lembrar a mala do Sport Billy - para quem quiser matar saudades: https://www.youtube.com/watch?v=fAwTUXENFj0 - ou seja, quem não sabe o que é, o Sport Billy era mais impressionante que o MacGiver... da sua mala saía tudo o que fosse necessário para os desafios que tinha pela frente, fosse uma caneta, uns sapatos que o faziam voar ou um avião. Era indiferente. 

Este vinho, em relação aos aromas é mais ou menos a mesma coisa... passamos pela pimenta branca de expressividade impressionante, fruta escura sem estar muito madura, algum figo, barrica e depois uma frescura semelhante a alfazema seca que delicia os sentidos. 
Madeira verde, esclarecida e vincada. Tudo claramente por casar. 
Sisudo no entanto. Vinho que nos coloca em sentido, pois apesar de todos os aromas serem muito evidentes, está claramente fechado. 


Bom, vamos lá então à prova de boca.
Muito intenso. Vinho claramente na adolescência... No entanto, atinado apesar do ímpeto que tem.
Muito concentrado sem ser pesado. Extraído, provavelmente puxado pela maceração de cerca de 20 dias, conforme investiguei no site do produtor...Químico e vegetal com fartura. Verde. Muito verde... Muito perfumado no entanto. Equilíbrio no caos explosivo ainda de texturas e sabores. Este vinho dá trabalho a provar. Mas dá muito prazer e é um excelente vinho, apesar de tudo, acessível. É necessário interpretarmos e atribuir simbolo às sensações que os sentidos experimentam. É uma muito boa experiência.
Roxo no sabor... sim, é como o consigo adjectivar. Muito roxo. Bagas silvestres de framboesa. 
Final repleto de pimenta branca. Língua e palato parece que acabaram de deitar pimenta branca directamente nas papilas gustativas. Impressionante. 
Muito verde, delicado mas muito potente e muito clarividente.
Barrica muito expressiva.

Comprar, guardar e ir provando, mas daqui a uns 5 anos no mínimo...

Provador: Mr. Wolf

Caves Solar São Domingos 1980


Característica diferenciadora: 33 aninhos...

Preço: Não faço ideia.

Onde: Garrafeiras especializadas ou particulares.

Nota pessoal: 17

Comentário:  Caves do Solar de S.Domingos... há quase 8 décadas a produzir produtos de qualidade, e percebe-se porquê. Fora das tendências de procurar vinhos mal saem, ou pior, sem sequer ainda terem saído para o mercado, esforçamos-nos por frequentemente calibrarmos o nosso paladar, provando vinhos que pela sua evolução e qualidade, nos mostram o que são vinhos com "V" grande... e este é um deles. Colheita. Exacto. Colheita...

Rolha humida, no entanto adequada na sua função, mas húmida. Medo.
Cor iodada, limpa no entanto.
Aromas iniciais desagradáveis. Fruta podre.

Decante-se.

Pouco sedimento, limpíssimo.

Aromas de óleo...não... aromas de pizzeria, sim... Aromas de pizzeria daquelas de forno de lenha, mistura de pão com tomate e orégãos em forno de lenha. Estranho!
Mais um tempo no copo e surgem notas florais. Rosas vermelhas.
Fruta secundária, a fazer lembrar Figos de São João. Quente no aroma.
Prova de boca surpreendente.
Directo no açúcar que ainda tem, persistência e muito equilíbrio. Nada de sabores ou aromas estranhos que desculpemos por questões relacionadas com a idade.
Muito adequado em notas de xarope, café, e curiosante algum cítrico. Limão.
Naturalmente, é um vinho já delicado e com fragilidades, mas bom e ainda vivo.

33 anos... acabo como começo. E acreditem... estas provas, renovam e calibram-nos.


Provador: Mr. Wolf

José Maria da Fonseca Alambre 10 Anos


Característica diferenciadora: Alambre. Acho que é suficiente.

Preço: 20€

Onde: Garrafeiras especializadas ou na loja da José Maria da Fonseca em Azeitão.

Nota pessoal: 17


Comentário:  José Maria da Fonseca dispensa qualquer tipo de introdução. Basta "googlar" e ler... O vinho Moscatél faz parte do pódium do nosso espólio vinícola, e é na minha opinião pouco acarinhado pelos Portugueses e consequentemente, pouco consumido. É pena. Mas como tudo, há-de chegar o seu tempo outra vez. Enquanto isso não acontece, nós, consumidores mais atentos e criteriosos, lá nos vamos deliciando com este fantástico vinho.

Este moscatel Alambre 10 anos é uma relação preço / qualidade (elevadissima) imperdível!
Cor de bronze pálido, cristalino e muito vivo.
Fora de exageros aromáticos, apresenta ao abrir algumas notas de barro acompanhadas de flor de laranjeira. Muito apelativo, sem notas de alcóol evidente, nem exageros de doçura aromática.
Engomadíssimo na prova de boca, longe das untuosidades extremas da maioria dos moscatéis de consumo.
Cristalino também na prova, fresquíssimo e muito assertivo. E ainda bem!
Não se pretende num 10 anos complexidades românticas! Quer dizer, podemos encontra-las, mas é muito directo e fino. É assertivo e vai directo ao que é bom!
Casca de laranja delicada, algum chá e densidade qb. Nada de exageros. Assertivo sim, exagerado não.
Muito elegante. Excelente produto, para qualquer mesa do mundo.

Provador: Mr. Wolf