Translate

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Katarzyna Mezzek White Soil Mavrud 2012


Característica diferenciadora: Carácter. Trácio!

Preço: 6€

Onde: Bulgária?

Nota pessoal: 16.5

Comentário: Vinho proveniente da região de Mezzek. Sul da Bulgária, Vale Trácio (Thracian Valley), respira história... o que eu desconhecia é que respirava qualidade também.
Casta mais conhecida da Bulgária, Mavrud que tem a sua etimologia no Grego mavru que significa "preto".

E porque é que aparecem de repente vinho Búlgaros neste fórum?

Porque na minha opinião merecem... profissionalmente tive de efectuar uma viagem a Sofia, onde a expectativa de beber bons vinhos era mais ou menos semelhante a comer um bom Robalo au Sal em Arganil... refiro Arganil pois pensei no local mais impróprio para comer peixe fresco, dada a sua distância do mar e hábitos gastronómicos locais... podia ser uma chanfana no Alvor... percebem a ideia, não percebem? Pois, enganei-me...
Mezzek é a região...perto da fronteira com a Grécia e Turquia. Mauvrud a casta... comum em muitos vinhos.
Rubi escuro, cheio de tanino, muito especiado e muito "calcário". Uau... eu esperava uma tentativa de perfil internacional. Nada disso. Muito carácter próprio de quem ainda não se procupa com o consumidor "global" e ao mesmo tempo faz o melhor que sabe com as uvas que tem.
Notas terrosas, com "pó" de pedra e muito tenaz. Cheio de especiaria, seco e cheio de erva cortada quase amargo mas estranhamente bem balanceado. Cresce muito, mas mesmo muito quando respira, mantendo um perfil calcário e de "pedreira" que dificilmente dificulta a prova mesmo para os que procuram vinhos mais consensuais.
Impossível de encontrar em Portugal, é verdade, mas quiçá encontra-se on-line, não sei. Mas garanto que vale a pena.

Aberta a "página" para esta região de vinhos, espero que cresça ao longo do tempo pois vou estar mais atento.
Provador: Mr. Wolf 


Sem comentários:

Enviar um comentário